terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

0 Justiça concede liminar e determina que a Prefeitura de João Pessoa tome posse do Aeroclube da Paraíba

O juiz João Batista Vasconcelos, da 7ª Vara da Fazenda Pública, concederu nesta terça-feira , 22, uma liminar em favor da Prefeitura Municipal de João Pessoa na ação de desapropriação do Aeroclube da Paraíba. Com a decisão, a Prefeitura pode tomar posse imediata do Aeroclube que foi desapropriado no dia 17 de dezembro pelo prefeito Luciano Agra.

Na decisão, o juiz João Batista afirma que o processo de desapropriação do clube é de competência da justiça comum, já que cabe à Justiça Federal apenas as causas envolvendo a União, autarquias. ou empresa pública federal. Paralelamente, corre na Justiça Federal um processo interposto pelo Aeroclube da Paraíba que pede a anulação do ato do prefeito Luciano Agra.

Ainda de acordo com a 7ª vara, a área do Aeroclube é propriedade particular, por isso compete à Prefeitura de João Pessoa a desapropriação."o Aeroclube da Paraíba se trata de uma associação civil, que tem personalidade jurídica de direito privado", afirmou o juiz João Batista, que acrescentou: "ao contrário do que quer o Desapropriado, a competência para julgamento de um processo de desapropriação somente seria da Justiça Federal se a mesma fosse promovida pela União Federal". 

Sobre o parecer da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que afirmou que a Prefeitura nçao teria competência para desapropriar o clube, que seria equiparado a um bem federal, o juiz afirmou:
"Quanto ao parecer da ANAC, data venia, como o próprio termo demostra se trata de uma opinião, uma eliberação da Agência Nacional de Aviação Civil , autarquia que tem o condão de finalidade regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutuca e aeroportuária, o que não é caso".

Por fim, a liminar determina a posse imediata da Prefeitura na área já que foi feito um depósito de R4 5. 113 milhões disponibilizados em juízo.


Lindjane Pereira/Paraiba.com

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

0 comentários:

 
back to top