terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

0 Procurador do município diz que laudo da ANAC para Aeroclube não tem valor jurídico para Prefeitura

O procurador do município de João Pessoa, GeiIson Salomão, explicou no Programa Rede Verdade desta terça-feira (22) que o município de João Pessoa propôs uma ação de desapropriação para ter a posse do Aeroclube. “Eu tomei conhecimento ontem de uma nota técnica emitida pela ANAC sobre esse assunto, o que me deixou surpreendido porque uma nota técnica não pode prevalecer mais do que a Constituição e o código brasileiro da aeronáutica. A nota técnica chega a admitir que o imóvel é um bem público federal. Por essa razão recebemos a nota técnica mais como um parecer. Um juízo de valor sobre o problema, que não vincula o município de João Pessoa”, informou o procurador.


No entender do procurador, só quem tem habilitação técnica para falar a quem cabe a desapropriação é um juiz de direito e não um órgão federal.
Ainda segundo o procurador, após a edição do decreto que havia declarado a área o Aeroclube como área de utilidade pública para fins de desapropriação, a Prefeitura fez uma tentativa de estabelecer uma conversa amigável.


“Nós reunimos por duas ou três ocasiões, o município de João Pessoa chegou a apresentar três áreas que poderiam abrigar o Aeroclube, mas para a nossa surpresa, tivemos a péssima notícia que o Aeroclube quebrou um pacto de cavalheiro e preferiu a via judicial. O que inviabiliza qualquer canal de comunicação”, pontua Salomão.


Para Salomão, naquela ocasião a Prefeitura estava procurado “construir pontes. Construir um lugar para o Aeroclube ser abrigado e continuar ensinando pára-quedistas e pilotos”, diz. Para o procurador não dá mais para permitir que o Aeroclube permaneça naquela áera do Bessa, porque há riscos concretos e reais de acidentes .


Ação - Geilson Salomão afirmou que o Aeroclube ingressou uma ação judicial no âmbito federal por entender que aquela área é da União. “Nos discordamos do entendimento e entramos no foro da justiça comum. Nós entendemos que a discussão é sobre direito de propriedade e a propriedade não é da União, é privada, então ela é suscetível de desapropriação segundo o artigo 29 e 30 da Constituição Federal. Por isso estamos balizados na desapropriação da aera. E se houver mudança do foro da Justiça Comum para a Justiça Federal, vamos discutir isso. Mas quero frisar a ANAC só tem um interesse na licença”, aponta.


O valor – Em relação a quanto foi oferecido pela Prefeitura de João Pessoa para a desapropriação do Aeroclube, Geilson revelou que foi ofertado R$ 5 milhões.

“A constituição diz que as desapropriações devem ser precedidas por uma justa e previa indenização. No decreto que regula todas as desapropriações diz que para se chegar a um valor é preciso fazer um laudo e depositar esse valor em juízo. Fizemos como manda o decreto, foi feito o laudo no âmbito da Secretaria de Planejamento e chegamos a o valor de R$ 5 milhões de reais. Por que desde 2008, quando foi feito o plano diretor de João Pessoa ficou definido que 75% da área do Aeroclube não era passível da construção. Por isso há uma perda valor do imóvel em relação ao mercado. Em apenas 25% da área pode ser feita construção. Mas ao longo a ação de desapropriação o Aeroclube terá a possibilidade da ampla defesa e se o juiz se convencer que o Aeroclube que vale mais , nós vamos pagar”, finaliza.


Paulo Dantas/Paraiba.com

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

0 comentários:

 
back to top