segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

0 Aeroclube alvo de disputa

Direção do Aeroclube ressaltou em nota que paralisação da unidade pode afetar todo o espaço aéreo paraibano. Foto: Ovídio Carvalho/ON/D.A Press


Diretoria briga na Justiça para impedir desapropriação de terreno, solicitada pela Prefeitura Municipal


A discussão em torno da desapropriação do terreno ocupado pelo Aeroclube da Paraíba, no bairro do Bessa, proposta pela Prefeitura de João Pessoa, promete não terminar tão cedo. No último sábado, a diretoria do local divulgou uma nota esclarecendo que o Município está pressionando para que haja uma imissão de posse do terreno. A nota questiona os interesses da Prefeitura ao entrar na Justiça para tentar desapropriar a área. No último dia 10, o Aeroclube ajuizou Ação Ordinária na Justiça Federal para anular o decreto do Município. A proposta de desapropriação só teria sido feita depois de ajuizada a ação de nulidade na Justiça Federal.

De acordo com esclarecimento da diretoria do Aeroclube, a iniciativa só foi tomada após várias tentativas de acordo com a Prefeitura, o que não aconteceu em um prazo superior a 30 dias. Neste período, a diretoria aguardava uma proposta "mais concreta, justa e realista com o mercado imobiliário", embora sempre tenha deixado claro ao Município que considera o decreto de desapropriação inconstitucional e ilegal.

A proposta oferecida pela Prefeitura em 13 de janeiro, segundo a nota, não previa qualquer pagamento pela área. "A Prefeitura 'liberaria' ao Aeroblube 25% da área da qual é proprietário para que, com o produto da venda desses 25%, pudesse adquirir uma nova área e edificar um novo aeródromo". Além disso, segundo o documento, a Prefeitura exigia que o comprador da área correspondente aos 25% teria que arcar com a obrigação de construir um pequeno parque nos outros 25% do terreno e um bosque nos 50% restantes.

Desvalorização

A diretoria do Aeroclube afirma ter informações de que o Município deseja pagar apenas R$ 1,84 por metro quadrado pelos 75% do terreno no qual funciona o Aeroclube e seu respectivo aeródromo. Os valores são considerados bastante inferiores ao que foram pagos por metro quadrado na desapropriação do terreno da Estação Ciência e na Fazenda Cuiá, principalmente levando-se em conta que a área do Aeroclube fica num dos endereços mais valorizados da cidade.

Na nota, a diretoria ressalta que a paralisação da pista "poderia causar acidentes com aeronaves e uma desorganização no espaço aéreo paraibano, pois se trata de alternativa de pouso do Aeroporto Castro Pinto e único posto de combustível AVGAS do estado da Paraíba". O Aeroclube tem como objetivos principais o ensino e a prática da aviação civil, formando pilotos para reserva da força aérea brasileira e para aviação civil brasileira. 


Via: Jornal O Norte

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

  • Aeroclube da Paraiba

0 comentários:

 
back to top