segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

0 Anac considera inconstitucional a desapropriação do Aeroclube

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontou indícios de inconstitucionalidade no decreto de desapropriação do Aeroclube da Paraíba, localizado no Bessa, em João Pessoa. Na nota técnica emitida, a Anac recomenda que a administração do Aeroclube entre com um mandado de segurança contra a Prefeitura de João Pessoa.

Documento que o Paraiba 1 teve acesso sobre a incostitucionalidade

O argumento é de que a Prefeitura não poderia ter declarado utilidade pública a um bem equiparado a bem público federal. Por isto, segundo a Anac, o Aeroclube só poderia ser desativado ou desapropriado mediante autorização prévia da União.

A equipe de advogados do Aeroclube usam como base jurídica um recurso extraordinário da associação julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os argumentos acatados pelo tribunal, a função da entidade é de oferecer serviços públicos delegados pela União, não sendo de competência do Município a desapropriação do imóvel.

No dia 10 de fevereiro, a associação ajuizou uma Ação Ordinária na Justiça Federal para anular o decreto da Prefeitura de João Pessoa. As discussões sobre a permanência do Aeroclube no Bessa se arrastam por mais de dois anos. A intenção do município é transformar a área de 31 hectares em parque florestal. Um percentual do terreno seria destinado à construção de habitações populares.

Em janeiro, a diretoria do Aeroclube recusou a proposta feita pela Prefeitura para concretizar o processo de desocupação: disponibilizar 25% da área para que possa ser vendida para alguém que queira investir na construção do parque.. Os dirigentes esperavam receber uma indenização e uma área onde pudessem fazer suas novas instalações. Porém, os representantes consideraram a proposta aquém do esperado.

Karoline Zilah/Paraiba 1

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

0 comentários:

 
back to top