quinta-feira, 31 de março de 2011

0 Ministério da Defesa e Anac devem decidir sobre ajuda para Aeroclube nesta quita-feira

 

A ajuda do exército para a reconstrução da pista do Aeroclube da Paraíba pode ser decidida ainda nesta quinta-feira, 31. A Secretaria de Aviação Civil e a Agência Nacional de Aviação (Anac) garantiram ao presidente do centro de aviação, Rômulo Araújo, que vão tentar despachar o assunto ainda hoje com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Ainda em Brasília, Rômulo Araújo afirmou que as reuniões com a secretária da aviação, Fabiana Todesco, e com a diretoria da Anac foram bastante positivas. “Eles se mostraram sensíveis com a nossa causa e querem resolver o problema da pista o mais breve possível principalmente porque os aviões estão presos”, disse Araújo.

Apesar de estarem esperançosos com a ajuda federal na reconstrução do aeródromo, os sócios do Aeroclube já cogitam um empréstimo para solucionar o problema. Para tentar arrecadar verba para as obras também será aberta uma conta chamada de ‘SOS’ aeroclube. No momento, o que está sendo feito na pista do clube é uma limpeza para tirar os entulhos da área e possibilitar a reconstrução.


Lindjane Pereira/Paraiba.com

0 Estamos de volta!

Depois de um tempo sem atualizar o blog estamos de volta , queridos leitores, para trazer as informações sobre a aviação paraibana!

sábado, 19 de março de 2011

0 Em protesto, paraquedistas demonstram apoio ao Aeroclube



Um protesto pacífico realizado por membros da Confederação Brasileira de Paraquedismo marcou a visita que membros da entidade fizeram, na tarde de ontem, à sede do Aeroclube da Paraíba, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Na oportunidade, também ocorreu no local uma assembleia da organização, com a participação de representantes de 15 Estados para escolher a nova direção da Confederação Brasileira.

Segundo o presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho, a assembleia acontece de dois em dois anos, e foi decidida que ela seria realizada na Paraíba em novembro do ano passado. Ele afirmou que a ação foi uma forma que a Confederação encontrou de demonstrar apoio ao Aeroclube. “Na verdade consideramos que o que ocorreu foi um ato de solidariedade ao Aeroclube em função do que ocorreu. Este ato marcou, inclusive, na primeira vez em que a assembleia da Confederação é realizada fora de São Paulo” , disse.

O presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo, Jorge Derviche, também aproveitou o ato organizado por membros da entidade para apoiar a causa do Aeroclube. “Amanhã, nós estaríamos saltando de paraquedas neste que é um dos locais mais bonitos do país para a prática do esporte, o que não será posível devido a uma atitude arbitrária e inadmissível em um estado decmocrático como o Brasil”, afirmou.Durante a manifestação, o presidente da confederação inflou um paraquedas para protestar contra a destruição da pista.

A disputa pela posse do terreno do Aeroclube da Paraíba vem se estendendo desde dezembro do ano passado, quando por Decreto, o prefeito da capital, Luciano Agra, desapropriou a área para construir o Parque Linear Urbano Parahyba. A diretoria do Aeroclube entrou com uma ação na Justiça pedindo a anulação da desapropriação, mas a Prefeitura Municipal de João Pessoa ingressou com outra ação pedindo a posse imediata da área.

No último dia 22 de fevereiro, o juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, João Batista de Vasconcelos concedeu uma liminar autorizando a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a tomar posse da área. A prefeitura destruiu parcialmente parte da pista do aeródromo, mas sete hora depois, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Abraham Lincoln, cassou a liminar de desapropriação e determinou que a posse retornasse para a diretoria do Aeroclube.

Posteriormente, a juíza da 3ª Vara da Justiça Federal, Cristina Garcez, concedeu uma liminar favorável ao Aeroclube da Paraíba e anulou a desapropriação do imóvel pela Prefeitura de João Pessoa. No último dia 14, a PMJP entrou com um agravo de instrumento no TRF da 5ª Região, em Recife, para suspender a decisão da juíza. Mas o desembargador Vladimir Souza Carvalho indeferiu o recurso e a posse do terreno continua com a diretoria do Aeroclube.

Paraiba 1 

0 Depois da decisão da justiça, Aeroclube promete solenidade para marcar reabertura

Rômulo Carvalho afirmou que o Aeroclube não quer brigas, apenas paz

 

Nesta quinta-feira, 17, a justiça decidiu que o Aeroclube deverá continua funcionando, cancelando a desapropriação do terreno determinada pela Prefeitura de João Pessoa. Para o presidente do Aeroclube da Paraíba, Rômulo Carvalho, os trabalhos serão retomados assim que a recuperação da pista for concluída.

“Acreditamos que em quinze dias a pista estará pronta para o uso, e iremos dar andamento as aulas de pára-quedismo e formação de pilotos, além de possibilitar que os aviões de particulares decolem para a realização de seus compromissos”, destacou.

Sobre o processo de reconstrução da pista, o presidente do Aeroclube, que continua afirmando que a Prefeitura de João Pessoa realizou um ato de ‘vandalismo’, afirmou que os custos serão pagos pela instituição, mas que posteriormente será aberta uma ação de reversão na justiça.

“Temos que dar condições para quer as pessoas retornem as suas atividades, seja os profissionais que atuam diretamente no Aeroclube como aqueles que guardam suas aeronaves na instituição”, enfatiozu.

Reinauguração

Com a pista pronta, Rômulo Carvalho garantiu que uma solenidade será realizada para marcar a volta do Aeroclube: “Iremos receber aeronaves de outros aeroclubes, que irão realizar voos especiais em comemoração ao retorno da nossa instituição”.

“Não queremos briga, e sim a paz, inclusive com a população. Trabalhamos apenas em defesa do Aeroclube e de seus associados”, concluiu.

Encontro nacional

Apesar dos transtornos com a reconstrução da pista, o Aeroclube está sediando pela primeira vez o Encontro Nacional de Pára-quedismo. Nesta sexta-feira, 18, às 16h, acontece uma Assembleia Geral para a eleição do novo presidente da Associação de Pára-quedismo do Brasil.

Antes da eleição, às 15h30, será realizada uma ação em protesto ao que aconteceu no Aeroclube. Ao invés dos tradicionais saltos, os profissionais irão inflar seus pára-quedas no mirante.

Rômulo Carvalho revelou que é de grande importância a realização de um evento desse porte em João Pessoa, em especial no Aeroclube da Paraíba.

Dani Rabelo
WSCOM Online

0 TRF mantém decisão sobre manutenção do Aeroclube

A prefeitura de João Pessoa sofreu mais uma derrota na briga com o Aeroclube da Paraíba. O Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, manteve a decisão da juíza federal Cristina Garcez que suspendeu o decreto de desapropriação da área.

Ao analisar um recurso da prefeitura, o desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho, entendeu que a decisão que suspendeu temporariamente a execução do decreto de desapropriação do aeroclube, não é susceptível de causar lesão grave ao município de João Pessoa, podendo a matéria ser examinada no julgamento do mérito.

Ele destacou ainda que “o iminente risco de acidentes aéreos nas proximidades do Aeroclube não é, por si só, suficiente para constituir perigo de dano irreparável e de difícil reparação, a ponto de justificar a interposição do agravo de instrumento, porque, senão, esse fato, seria, também, fundamento jurídico para o embargo de funcionamento da maioria dos aeroportos nacionais”.

O desembargador Vladimir Souza também deixou para analisar em outra fase a discussão relativa a competência da Justiça Federal, questionada pela prefeitura de João Pessoa. “A questão relativa à competência da Justiça Federal, tão propagada nestes autos, bem como o próprio mérito recursal, terá sua apreciação postergada para outro estágio processual”.



Lana Caprina/PB Agora

0 Avianca pode voar para João Pessoa, que terá novos voos da Azul, TAM e Gol

O sistema de Horário de Transportes (Hotran), da Agência Nacional da Aviação Civil, informa que as companhias aéreas Azul, Avianca e TAM estão negociando novos voos na Paraíba. Na quarta-feira (16), a GOL Linhas Aéreas anunciou mais uma operação na Paraíba e a Infraero na Paraíba revelou que a Pantanal pode confirmar, na próxima semana, mais um voo entre João Pessoa e São Paulo. Outras duas operações estão sendo estudadas pela Gol e Azul. Caso sejam aprovados, três destes voos vão reforçar a oferta do Aeroporto Internacional Castro Pinto no horário diurno, já que o maior fluxo acontece no período noturno.
Conforme o Hotran, a Azul tem um pedido em análise para um voo entre Campinas (SP) e João Pessoa.

Previsto para operar a partir de 1º de abril, o voo deve partir do Aeroporto de Viracopos às 22h com chegada a 1h15 no Castro Pinto. A mesma aeronave sai de João Pessoa a 1h45, pousando em São Paulo às 5h. Já o pedido da TAM está a consolidar para o dia 4 de abril. O voo deve sair de São Paulo às 11h55 e aterrissar na capital paraibana às 15h. Fazendo a rota inversa, o avião parte de João Pessoa às 15h10 e chega às 18h45 no aeroporto de Guarulhos.

O sistema da ANAC ainda mostra em análise uma solicitação de horário de voo da Avianca, que pretende operar a partir de 1º de agosto na Paraíba. O voo deve partir de Brasília às 12h15, chegando a João Pessoa às 15h. No sentido inverso, a mesma aeronave sairá da Capital paraibana às 15h30, pousando em Brasília às 18h50.

O superintendente da Infraero na Paraíba, Alexandre Oliveira, revelou que há um voo previsto pela Pantanal Linhas Aéreas, que pode ser operado a partir de abril. Segundo ele, a operação ainda não foi oficializada, mas a expectativa é que a confirmação ocorra na próxima semana. O voo deverá partir de Guarulhos (São Paulo) às 18h, pousando em João Pessoa às 21h, e decolar novamente 1h, chegando às 4h no aeroporto paulista.

“Também temos previsão de mais um voo da Gol para maio, cujo local ainda não foi informado. Este voo ainda está em fase planejamento, assim como um previsto pela Azul, que será realizado entre Campina Grande e João Pessoa no turno da tarde”, comentou o superintendente da Infraero na Paraíba.

Jornal Correio da Paraíba/Turismo em Foco

quinta-feira, 17 de março de 2011

0 Procurador diz que decisão do TRF não significa derrota para prefeitura e que está "pronto pra guerra"

O Procurador geral do município de João Pessoa, Geilson Salomão, declarou ao Portal WSCOM que a decisão do TRF (Tribunal  Regional Federal) de negar provimento a recurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa e manter o funcionamento do Aeroclube não significa uma derrota para o município. “Não tem derrota nenhuma. Agora estou pronto para a guerra”, declarou.

Ele explicou que o TRF não se pronunciou em relação ao mérito da questão e sim em relação ao recurso da decisão da Justiça Federal Paraibana que mantinha a posse do Aeroclube.
Salomão disse que a Prefeitura vai recorrer da decisão.


Monica Melo
WSCOM Online

0 TRF rejeita recurso da PMJP e nega posse do Aeroclube

Despacho do Desembargador(a) Federal Relator(a)

[Guia: 2011.000319] (M872) (Decisão)Agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo ativo, interposto contra decisão do douto juízo da 3ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba, que, em ação ordinária, deferiu em parte o pedido postulado, para impedir ou sobrestar qualquer ato administrativo e/ou judicial que desse concretude e sequência ao Decreto Municipal Expropriatório, qarantido à agravada, o regular funcionamento de suas atividades autorizadas pela ANAC, até o julgamento final da demanda, f. 256-261.O conceito de ato judicial, susceptível de causar ao agravante lesão grave e de difícil reparação, está revestido de forte carga subjetiva, a depender do ângulo em que se observe cada situação concreta.

A decisão que suspendeu temporariamente a execução do Decreto Municipal Expropriatório da área onde funciona o Aeroclube da Paraíba, ora agravado, não é susceptível de causar à parte agravante, no caso o Município da Paraíba, lesão grave a justificar a interposição do agravo de instrumento, podendo a matéria ser examinada no julgamento da apelação.O iminente risco de acidentes aéreos nas proximidades do Aeroclube não é, por si só, suficiente para constituir perigo de dano irreparável e de difícil reparação, a ponto de justificar a interposição do agravo de instrumento, porque, senão, esse fato, seria, também, fundamento jurídico para o embargo de funcionamento da maioria dos aeroportos nacionais.

Dessa forma, converto o presente agravo de instrumento em retido, nos termos do artigo 527, inciso II, do Código de Processo Civil.Diante deste exame preliminar de inadmissibilidade do agravo na forma de instrumento, por ausência de pressuposto essencial, a questão relativa à competência da Justiça Federal, tão propagada nestes autos, bem como o próprio mérito recursal, terá sua apreciação postergada para outro estágio processual.Remetam-se os autos ao Juízo da causa.P. I.Recife (PE), 15 de março de 2011.Desembargador Federal Vladimir Souza CarvalhoRelator



Correio/PB Agora

0 Paraíba deve receber cinco novos voos até agosto

Até agosto, a Paraíba poderá contar com dois novos voos entre João Pessoa e Brasília. O primeiro deles, anunciado na  quarta-feira (17) pela Gol Linhas Aéreas, começará a operar em 1º de abril. Outro voo diário já foi solicitado oficialmente à Infraero pela Avianca Linhas Aéreas, que pretende operar no Estado a partir de 1º de agosto. Há, ainda, a expectativa de que a Pantanal Linhas Aéreas possa confirmar, na próxima semana, um novo voo entre João Pessoa e São Paulo. Mais dois voos estão em estudo, sendo um da Gol, cujo destino ainda é indefinido, e outro da Azul Linhas Aéreas, que pode fazer o trajeto Campina Grande - João Pessoa.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, estas informações confirmam o cenário otimista que se projeta para o turismo paraibano. “A chegada destes novos voos é muito importante porque reflete que a Paraíba está crescendo economicamente e turisticamente, em virtude dos esforços do governador Ricardo Coutinho. Ele já mostrou que o turismo é uma prioridade do novo Governo, que está trabalhando focado em projetos como o Centro de Convenções e os resultados já estão saindo com o crescimento do número de voos para o Estado”, afirmou o secretário.

Feliciano destacou, ainda, outras iniciativas do governador como a reunião com o presidente da TAM Linhas Aéreas, solicitando a ampliação do número de voos da companhia, e a ampliação da Brigada de Incêndio no Aeroporto Castro Pinto. As informações sobre os novos voos foram repassadas nesta quinta-feira (18) pelo superintendente da Infraero na Paraíba, Alexandre Oliveira. Ele disse que o órgão já respondeu oficialmente à Avianca Linhas Aéreas, aceitando o novo voo, que deve partir de Brasília às 12h15, chegando em João Pessoa às 15h. A mesma aeronave, que terá capacidade para 108 passageiros, fará o trajeto inverso, saindo da Capital paraibana às 15h30 e pousano em Brasília às 18h50.

Com os novos voos da Gol e da Avianca para Brasília, Oliveira afirma que a oferta do Aeroporto Castro Pinto passará de 17 voos diários (34 pousos e decolagens) para 19 (38 pousos e decolagens). Ele revelou também que o voo previsto pela Pantanal ainda não foi oficializado, mas a expectativa é que a empresa passe a operar no Estado a partir de abril. “Há uma perspectiva de que tenhamos uma confirmação na próxima semana”, afirmou. Segundo o superintendente, o voo deverá partir de Guarulhos (São Paulo) às 18h, pousando em João Pessoa às 21h, e decolaria novamente 1h, chegando às 4h no aeroporto paulista.

“Também temos previsão de mais um voo da Gol para maio, cujo local ainda não foi informado. Este voo ainda está em fase planejamento, assim como um previsto pela Azul, que será realizado entre Campina Grande e João Pessoa no turno da tarde”, comentou o superintendente da Infraero na Paraíba.

Fluxo no Castro Pinto cresce 20% no primeiro bimestre – De acordo com o superintendente da Infaero, o fluxo de passageiros no Aeroporto Castro Pinto cresceu, em média, 20% no primeiro bimestre de 2011, em relação ao registrado no mesmo período em 2010. “Este ano, estamos registrando um fluxo médio mensal de 90 mil passageiros no Aeroporto”, acrescentou. Segundo Oliveira, este número deve crescer ainda mais com a chegada dos novos voos, o que pode baratear o valor das passagens aéreas na Paraíba.

“Além de aumentar o fluxo, os novos voos podem gerar um crescimento na concorrência entre as empresas, estimulando uma redução nos preços e, consequentemente, a ampliação da demanda, já que as pessoas tenderão a viajar mais se as passagens ficarem mais baratas”, avaliou. Oliveira disse, ainda, que a postura do Governo atual gera boas perspectivas para o setor turístico. “A Paraíba como um todo despertou para o turismo e esperamos que o que já está bom fique ainda melhor com o trade turístico mais unido, realizando um trabalho consistente”, afirmou.


Secom - Paraíba/Turismo em Foco/WSCOM Online

quarta-feira, 16 de março de 2011

1 Prefeitura de JP recorre ao TRF para retomar posse do Aeroclube

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrou com um agravo no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife, para suspender a decisão da juíza da 3ª Vara da Justiça Federal, Cristina Garcez, que concedeu uma liminar favorável ao Aeroclube da Paraíba e anulou a desapropriação do imóvel.

No Aeroclube, as obras de reparação da pista de pouso continuam. A expectativa do presidente da entidade, Rômulo Carvalho, é de que a reconstrução termine em 20 dias.

O procurador do município de João Pessoa, Geilson Salomão, informou que o agravo da PMJP foi protocolado, na última segunda-feira, junto ao TRF da 5ª Região, localizado em Recife. “Agora iremos aguardar se a decisão judicial será ou não favorável à prefeitura de João Pessoa”, disse, ressaltando que não há uma data definida para o julgamento da decisão.

Conforme Salomão, o recurso tem o intuito de suspender a decisão da juíza da 3ª Vara da Justiça Federal que concedeu uma liminar, paralisando as obras iniciadas pela PMJP, e concedendo a posse do local à direção do Aeroclube. Quanto as obras de reconstrução do local, o presidente da entidade informou que o pedido foi oficializado junto ao Comando Aéreo Regional (Comar) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Entramos com este pedido de ajuda para darmos início o quanto antes na reparação emergencial da pista de pouso e assim, darmos condições das aeronaves, que estão ‘presas’ no local, de decolar para outras localidades”, explicou Carvalho. A primeira parte da reconstrução foi concluída.

A estimativa é de que em 20 dias esta segunda etapa também fique pronta. “70% da pista ficou comprometida. Os buracos foram tapados. Agora iremos retirar os entulhos da pista e compactá-la. Dentro de cerca de 20 dias tudo estará concluído”, informou o presidente do Aeroclube.


Jornal da Paraíba/PB Agora

0 Gol aumenta oferta de voos entre Brasília e João Pessoa

A partir de 1º de abril, a Gol reforçará sua oferta de voos entre João Pessoa (PB) e Brasília (DF). A empresa passará a operar onze vezes por semana entre as cidades, com novos voos que partirão da Capital Federal às 16h07 chegando à Paraíba às 18h30. No sentido inverso, as aeronaves decolarão às 19h, pousando em Brasília às 21h40.

"Identificamos grande demanda de clientes, tanto corporativos como turistas. Com o aumento da oferta, atenderemos ainda melhor esses dois mercados, que são importantíssimos para a companhia", diz Leonardo Pereira, vice-presidente responsável pela área de Planejamento da companhia. Os novos voos serão operados por modernas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation.

Fonte: Mercado e Eventos

terça-feira, 15 de março de 2011

0 Agência de viagem é inaugurada no Aeroporto de Campina Grande



Começou a funcionar na segunda-feira (14) a primeira agência de viagens do Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. A Delta Brasil Turismo inicia as atividades de sua segunda unidade na cidade com inovações. “Há muito tempo que os passageiros cobravam uma unidade no aeroporto, então resolvemos investir e já no primeiro dia tivemos um bom fluxo de clientes”, afirmou a direção da empresa.

A agência irá funcionar de domingo a domingo e não apenas em venda de passagens, mas seguro viagem, pacotes, hotéis, locação de carros e em breve receptivo. “Já contamos com parceria de operadoras, entre elas, a Shultz, através do representante para Paraíba”.

A instalação da agência no Aeroporto conta com o apoio do gerente comercial da GOL Linhas Aéreas, Christiano Lapis, assim como o do superintendente local da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Nilson Silva Suassuna, e Marcelo, responsável pela aérea comercial do aeroporto.

No próximo sábado (19), às 20h, será realizado um coquetel para oficializar o inicio das atividades com os clientes fornecedores.

RedaçãoTurismo em Foco
 

0 CMJP rejeita proposta para discutir construção de parque no Aeroclube

Com debates bastante acalorados, os vereadores da bancada de situação do governo da capital na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (15), rejeitaram um requerimento da vereadora Eliza Virgínia (PPS) que solicitava uma audiência pública para discutir a construção de um parque ecológico na área desapropriada do Aeroclube da Paraíba, em João Pessoa.


“Questões de prioridades para a cidade devem ser discutidas nesta Casa, independente de outras discussões que sejam realizadas, pois esta Casa é o local primordial de discussões sobre os problemas da nossa população”, justificava a vereadora.


Tendo 11 votos contra seis da oposição

segunda-feira, 14 de março de 2011

0 Abag reprova destruição de pista no Aeroclube da Paraíba


A Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) lançou recentemente uma nota de repúdio ao episódio envolvendo o Aeroclube da Paraíba, pois a Justiça Estadual decretou a desapropriação da área em João Pessoa, dando posse imediata para a prefeitura da capital, que destruiu a pista de pouso e decolagem.

Segundo o presidente da Abag, Francisco Lyra, “em um País como o nosso, de dimensões continentais, em que a aviação comercial serve a pouco mais de 100 dos mais de cinco mil municípios, a aviação geral é fator de desenvolvimento econômico e uma pista de pouso e decolagem não pode ser destruída da forma como foi feito em João Pessoa”.

A entidade teme que, em outras cidades, decisões judiciais como esta possam provocar mais perdas para aviação no País, prejudicando o desenvolvimento do Brasil como um todo. Por esse motivo, em 2010, a Abag lançou a campanha “Aviação Geral: vetor de desenvolvimento e inclusão social”, que teve o objetivo de discutir com a sociedade, a relevância da aviação executiva para o desenvolvimento das mais de 3.500 cidades que possuem aeródromos, mas não são servidas pela aviação comercial atualmente.

Nos últimos 30 anos, a aviação comercial reduziu o número de cidades atendidas de 300 para 130. Hoje, a aviação executiva consegue atingir 75% nos municípios de todo o Brasil, porque essas cidades possuem aeródromos. “Temos uma situação muito diferente dos Estados Unidos, por exemplo, onde a aviação comercial serve 10% dos cerca de 6 mil municípios”, explica Lyra.

Mais informações: www.abag.org.br.

Via: Portal Panrotas

0 Avianca Brasil irá operar em João Pessoa em agosto

A Avianca Brasil, antiga OceanAir que já operou em João Pessoa-PB iniciará suas operações na cidade a partir de 01 de Agosto, inicialmente com um voo diário para Brasília em horários parecidos da OceanAir, o pedido foi feito hoje na ANAC:


ONE 6234 Diários > Brasília 12h16 João Pessoa 15h00 > F100 (100 pax)

ONE 6235 Diários > João Pessoa 15h30 Brasília 18h12 > F100 (100 pax)


Conexões possíveis: Campo Grande, Cuiabá, SP-Congonhas, SP-Guarulhos, Belo Horizonte, Porto Alegre, Porto Velho, RJ- Santos Dumont, Florianópolis, Chapecó e Curitiba.
 
Via: JPA no AR

quarta-feira, 9 de março de 2011

1 DER assegura que obras do Aeroporto Regional de Cajazeiras serão reiniciadas

As empresas responsáveis pela construção do Terminal de Passageiros e outros serviços vão reiniciar os trabalhos.

O engenheiro residente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Valcir Henriques de Araújo, garantiu neste final de semana que as obras do aeroporto regional de Cajazeiras vão ser retomadas nos próximos dias. De acordo com o engenheiro, a empresa Cristo Rei, que ganhou a licitação para construir o terminal de passageiros vai dar continuidade às obras, que foram paralizadas por ordem do governador Ricardo Coutinho no início deste ano.
Henriques afirmou que mesmo que a obra tenha sido iniciada na gestão anterior é dever da atual empresa ganhadora do processo de licitação concluir os serviços.

Ele disse també que a Construtora Centro Minas (CCM), que é responsável pela construção da pista de pouso e decolagem deverá fazer a drenagem das águas, pois esse serviço é essencial para preservar os aterros, que já foram realizados.

O aeroporto ainda conta com um grande apoio, que é o das entidades representativas do comércio e da indústria, para a conclusão das obras.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cajazeiras, José Antonio de Albuquerque ressaltou que os empresários estão unidos para fazer reivindicações sobre a liberação dos recursos no Ministério da Defesa, para implantar todo o sistema de iluminação do novo aeroporto.

O DER também vai reiniciar os serviços nas laterais da pista de pouso e decolagem, que foram interrompidos no mês de janeiro de 2011.

Veja fotos:












Diário do Sertão/com  informações do Gazeta do Alto Piranhas

0 Fluxo no aeroporto Castro Pinto cresceu 17,88%

A demanda interna segurou o movimento de alta de passageiros em fevereiro no aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) mostram que os embarques e desembarques cresceram 17,88% no último mês, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O fluxo de passageiros passou de 74,2 mil (fevereiro de 2010) para 87,5 mil (fevereiro de 2011), mas o número de embarques, em média, é 10% superior aos desembarques. Nesse mesmo período, o fluxo cresceu de 2,6 mil/dia para 3,1 mil/dia.

No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, o fluxo já chegou a 196,1 mil, o que corresponde a alta de 18,25% sobre o primeiro bimestre do ano passado (165,8 mil). O número de passageiros em janeiro chegou a 110,1 mil. De acordo com a Infraero, foi a primeira vez que o movimento no Castro Pinto superou, em um mês, a barreira de 100 mil passageiros.

A presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Paraíba, Elízia Lopes, avalia que o crescimento de passageiros no Castro Pinto em fevereiro foi decorrente mais da demanda interna que do fluxo de turistas. “Em fevereiro, não tivemos Carnaval que está se realizando nesta semana de março e a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas em João Pessoa recuou para abaixo de 60% contra 95% em janeiro. Apesar de não dispormos de uma pesquisa com dados detalhados do destino dos passageiros que chegam ao aeroporto, é possível afirmar por esse cruzamento de dados que a demanda interna segurou esse crescimento”, avaliou.

Para Elízia, a facilidade de pagamento, o crescimento do poder de renda da classe C nos últimos anos e a troca do ônibus pelo avião como meio de transporte têm sido frequentes na Paraíba e nos demais estados do país. “Os preços das passagens aéreas estão sendo parcelados pelas companhias e o aumento do poder de renda da população também alimenta esse crescimento. Os passageiros estão percebendo que os custos de uma viagem aérea para São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília não há mais tanta diferença de preço, sem falar nos itens como comodidade e tempo de viagem quando se compara os transportes aéreo e o terrestre para esses destinos”, comentou.

Outro fator que vem provocando alta no número de passageiros no Castro Pinto, este ano, foi o aumento de voos em janeiro. As companhias Azul (João Pessoa/Campinas-SP) e a Pantanal, do Grupo Tam, (João Pessoa-Brasília-Congonhas-SP) começaram a operar no Castro Pinto, enquanto a Gol informou que a partir do dia 1º de abril o voo que faz a rota João Pessoa-Brasília passará a ser diário e não mais três vezes por semana. Outro voo está sendo negociado para o Castro Pinto pela companhia, mas ainda sem rota definida. Atualmente, o Castro Pinto conta com 32 voos diários, entre embarques e desembarques, distribuídos nas companhias Tam (10), Gol (10), Pantanal (2), Azul (2) e a regional No Ar (08).

A projeção da Superintendência da Infraero em João Pessoa é que este ano o crescimento ultrapasse 50% sobre o número de embarques e desembarques de 2010 (923 mil), o que em números de passageiros atinja 1,5 milhão de passageiros, média mensal superior a 125 mil/passageiros (No primeiro bimestre deste ano, a média ficou em 98 mil). Contudo, o movimento de embarques e desembarques no aeroporto Castro Pinto fechou 2010 com alta de 54,4%, a maior taxa de crescimento entre as capitais da região Nordeste. Nos doze meses, mais de 923 mil passageiros passaram pelo aeroporto ante aos quase 600 mil de 2009 (598 mil).



PB Agora

com JPB

0 Buracos da pista do Aeroclube serão fechados

Exército fará o nivelamento e reconstrução

A pista do Aeroclube da Paraíba começa a passar pelo processo de reconstrução nesta quinta-feira, 10. Antes das máquinas do Exército chegarem no local, será realizado um trabalho para cobrir os buracos deixados pelos funcionários da Prefeitura.

O custeio do serviço está sendo arcado pelo próprio Aeroclube, além de pessoas que utilizam a pista. Segundo o presidente, Rômulo Carvalho, o Exército irá nivelar a pista, para depois refazê-la.

A demora na retirada dos 37 aviões que estão presos no Aeroclube estaria causando prejuízo aos seus proprietários, de acordo com Rômulo, que revelou a possibilidade dessas pessoas entrarem na justiça contra a Prefeitura por danos morais e materiais.

da Redação
WSCOM Online

0 Infraero quer acabar com 'dormitório de carros' no aeroporto de João Pessoa

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) reajustou a taxa da diária do estacionamento do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, de R$ 5 para R$ 15. Esse valor está em vigor desde dezembro do ano passado, e a Infraero pretende acabar com o que chamou de 'dormitório de carros'. O horista paga R$ 2, mais R$ 1 para cada hora excedente.

De acordo com a Infraero, mesmo sem movimento de passageiros e aviões, o estacionamento permanece lotado. Para a empresa, muitos passageiros têm deixado o carro ao viajar até por mais de 10 dias. Um carro estacionado por esse período, anteriormente, custava R$ 50 para a Infraero. A corrida de um taxi da área de praia de João Pessoa até o aeroporto custa R$ 60, em média.

"É muito mais vantajoso um passageiro deixar o carro parado no estacionamento do que recorrer a um taxi ou a um parente para buscá-lo", informou a assessoria de imprensa da Infraero, Regional Recife.

O estacionamento do aeroporto tem 350 vagas para carros. Está em andamento um projeto de ampliação da área, com mais 40 vagas. Até 2012, o local deverá ser ampliado e ter o triplo da capacidade de vagas, segundo a Infraero.

A empresa estuda a implantação de um sistema de pagamento através de cartão de débito. Atualmente, só é aceito pagamento em dinheiro.

Fábio Cardoso/Turismo em Foco

terça-feira, 8 de março de 2011

0 Noar cancela dois voos entre João Pessoa e Recife

Em pleno Carnaval, a Noar Linhas Aéreas cancelou dois de seus quatro voos com saída do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, para o Aeroporto dos Guararapes, no Recife. 

Os voos de número 04889, com saída prevista para esta segunda-feira (07), às 20h32; e o de número 04891, com saída prevista para terça-feira (08), às 00h45, foram cancelados, segundo informações do painel de acompanhamento de voos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Os dois voos estavam previstos para chegar de Natal (RN), às 20h12 e às 00h25, respectivamente. O motivo do cancelamento não foi informado.

Fábio Cardoso

segunda-feira, 7 de março de 2011

0 Líder apresenta argumentos favoráveis retirada do aeroclube



O vereador Bruno Farias (PPS)  apresentou na manhã desta segunda-feira (07) os argumentos favoráveis à construção de um parque municipal na área onde funcionava o Aeroclube da Paraíba. “A retirada do aeroclube daquela área vai permitir a expansão da rede de drenagem de esgotamento sanitário do Bessa e ainda trazer conforto ambiental, posto que 75% do terreno vai ser destinada ao parque municipal. Além de tudo, o indispensável é a devolução de um espaço público à sociedade”.


O líder do prefeito na Câmara explicou que o Código Brasileiro de Aeronáutica diz que os aeroclubes são pessoas jurídicas de Direito Privado e portanto passíveis de desapropriação. “O próprio Código Brasileiro de Aeronáutica faz uma distensão entre aeroclubes e aeroportos. Os aeroportos, que estão sob o poder da Infraero, são bens públicos da União e estes sim não podem ser desapropriados”.

O vereador explicou que a prefeitura agiu com base no fundamento legal e jurídico ao ocupar a extensão do Aeroclube.“A liminar concedia a emissão provisória da posse, onde não cabe discussão de mérito. Daí porque a prefeitura irá manejar todos os recursos jurídicos e não arreda pé de seu objetivo de constituir naquela área o sistema de parque municipal”.

PB Agora

sábado, 5 de março de 2011

0 Site diz que taxa de estacionamento no Aeroporto Castro Pinto é extorsiva

O Site de Notícias SB News , afirma que o Aeroporto Internacional Castro Pinto tem uma taxa de estacionamento extorsiva , veja na íntegra a reportagem:

 Se já não bastasse as condições precárias do estacionamento do Aeroporto Presidente Castro Pinto na Grande João Pessoa sem garagem coberta ( os veículos ficam na chuva e no sol) e sem vigilância 24 horas, a Infraero resolveu aumentar em 200% a taxa de 24 horas no estacionamento. Antes as primeiras 24 horas custavam 15 reais e as 24 horas seguintes 5 reais, agora é tudo igual. As 24 horas seguintes passaram de 5 reais para 15 reais, num aumento de 200%.

Indagado sobre a razão do aumento a superintendência da Infraero informou que não podia dar explicações e que todo o contato deveria ser com a Infraero do Recife, responsável pelo estacionamento no aeroporto de
João Pessoa. Recentemente o jornalista Rogério Almeida deixou seu veículo por três dias no estacionamento do aeroporto e recebeu uma conta para pagar de 74 reais.!! Como o jornalista chegou de madrugada (3 horas da manhã) o recepcionista informou que por ordem da Infraero o pagamento teria que ser feito em dinheiro, pois o estacionamento não aceita pagamento com cartão de crédito ou cheque.

Esta é mais uma dificuldade pois os caixas eletrônicos do aeroporto não funcionam na madrugada para retirada de dinheiro. O trade turístico paraibano não satisfeito com o atual aeroporto da grande João Pessoa já cogita de encaminhar ao Governador Ricardo Coutinho um documento solicitando a construção imediata de um novo, incluindo um estacionamento coberto e com preços acessíveis .Solicito que divulgem este aumento para que medidas sejam adotadas e volte a ser cobrado o valor de anteriormente.

(Jornalista Rogério Almeida)/SB News

0 Brigadeiro do II COMAR faz vistoria na pista do Aeroclube e mostra preocupação



A pista do Aeroclube passou por mais uma vistoria, sendo que agora a verificação da situação do local foi feita pelo Brigadeiro Paes de Barros, comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (COMAR II), que estava de posse do relatório elaborado por militares do Grupamento de Engenharia de João Pessoa.
Segundo o presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho, o Brigadeiro se mostrou preocupado com a situação da pista, assim como a atitude tomada pela Prefeitura da Capital paraibana.

Informações não oficiais indicam que o Brigadeiro Paes de Barros estaria no Grupamento de Engenharia tratando sobre a situação do Aeroclube. Um avião da força aérea está aguardando o militar no Aeroporto Castro Pinto.
A vistoria do COMAR foi determinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na última quinta-feira, depois de reunião com o presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho. Segundo o presidente, Jobim ficou impressionado com as imagens da pista do Aeroclube.
da Redação
WSCOM Online

0 Movimento de passageiros no aeroporto de João Pessoa cresce 18,26% em 2011

Dados divulgados nesta sexta-feira (4) pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), apontam que nos dois primeiros meses deste ano a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, apresentou um crescimento de 18,26% em relação ao mesmo período de 2010.

No ano passado, 165.859 passageiros passaram pelo Castro Pinto (embarcando ou desembarcando). Esse número passou para 196.129 passageiros. No mês de fevereiro deste ano, o aumento da movimentação de passageiros foi de 17,96% em relação a fevereiro de 2010. Em 2011, passaram pelo aeroporto 87.544 passageiros, contra 74.214 no ano passado.

Secom - Paraíba/Turismo em Foco

0 Aeroporto de João Pessoa aumenta efetivo da Brigada de Incêndio

O Governo da Paraíba ampliou o efetivo da Brigada de Incêndio no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa. O efetivo passou para 51 homens - 12 a mais. O resultado imediato dessa medida veio através de mais voos. A Gol Linhas Aéreas confirmou que a partir do dia 1º de abril o voo que faz a rota João Pessoa - Brasília (direto) passará a ser diário. Atualmente, essa operação é realizada três vezes por semana. A Gol, segundo a assessoria da imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Recife, confirmou a negociação de mais um voo para João Pessoa, mas ainda não estabeleceu os destinos e os horários.

A ampliação do efetivo da Brigada no aeroporto paraibano foi uma ação do Governo para garantir a segurança dos usuários do equipamento, em função do aumento da demanda de passageiros e para assegurar o investimento das companhias aéreas em novos voos.O Castro Pinto atende 16 voos diários, dos quais seis da Gol, seis da TAM, três da Noar e um da Azul.

Na semana passada, o governador Ricardo Coutinho esteve reunido com os presidentes da TAM, Líbano Barroso, e da CVC Viagens, Valter Patriani, em São Paulo, para negociar a ampliação de voos para João Pessoa e uma política de voos regionais, a partir da Capital paraibana. Os dois dirigentes anunciaram que iriam iniciar um estudo para viabilizar novas ações e demonstraram forte interesse pelo mercado paraibano.

Fonte:Turismo em Foco/ Secom - Paraíba 

sexta-feira, 4 de março de 2011

0 Presidente do Aeroclube rebate argumentos de Luciano Agra e mostra novas provas

Clique na imagem para ampliá-la




Essa foto mostra as máquinas estacionadas desde o início daquela tarde de 22 de fevereiro último nos arredores do Aeroclube, dia em que aconteceu destruição da pista. Segundo o dono das imagens, elas supostamente "provam que o prefeito Luciano Agra premeditou tudo, que agiu de caso pensado, que poderia ter dialogado e dado tempo para a retirada das aeronaves".

Nos próximos dias a pista do Aeroclube será reconstruída pelo Exército, uma obra que se estenderá por até 90 dias e custará por baixo dois milhões de reais.

Muito já se falou, muito já se especulou, mas só os dois principais personagens podem apresentar versões oficiais sobre os bastidores da disputa pela área do Aeroclube.
A versão de Agra ouvimos através da entrevistas que concedeu, a de Rômulo trago agora rebatendo cada ponto que Agra se agarrou para montar sua defesa no episódio.

Com a palavra, Rômulo Carvalho:

"Primeiramente gostaria de lembrar que o prefeito afirmou que foi ele que ordenou a destruição da pista e o fez no Programa Correio Debate.

0 Irreverência: Internautas criam site em defesa do Aeroclube da Paraíba

Os defensores do Aeroclube de João Pessoa encontraram uma forma irreverente de protestar contra a ‘truculência” da Prefeitura de João Pessoa que destruiu a pista do aeródromo.

No endereço www.socioaeroclube.com.br , os internautas podem encontrar vários sócios do Aeroclube, a exemplo do prefeito Luciano Agra, que é o membro número 1.

Outros sócios de destaque que podem ser encontrados no site são o jogador Felipe Melo, Fernando Collor, Geisy Arruda, Duda Mendonça, Chuck Norris, Xuxa, Ahmadinejad e a presidente Dilma Rousseff.

Há pouco tempo no ar, o site já havia alcançado a marca de 81 membros cadastrados, uma prova da insatisfação da população contra o ‘vandalismo’ praticado pela administração municipal pessoense.


Veja aqui o linkVeja aqui o link


Da Redação
ClickPB

quarta-feira, 2 de março de 2011

2 Aeroclube manda celebrar missa pra lembrar a destruição da pista

Para lembrar os oito dias da destruição da pista do Aeroclube da Paraíba, vai ser rezada uma missa logo mais às 19 horas, no Ginásio de Esportes, na sede do clube no bairro do Bessa, em João Pessoa. “Na mesma hora em que as máquinas da Prefeitura estavam destruindo a pista na terça-feira passada, nós vamos nos reunir numa missa para agradecer a deus por nos ter dado forças para superar este momento e também por nos ter dado a consciência necessária para encontrar uma saída para o problema. Nós vamos pedir força e luz para construir uma nova pista o mais rápido possível”, comentou o presidente do Aeroclube, Rômulo Carvalho.

Ele revelou que o relatório sobre a destruição da pista já se encontra com o Ministro da Defesa, tanto o que foi feito pelos engenheiros do II Comar como levantamento dos engenheiros do Primeiro Grupamento de Engenharia e Construção. Neste sentido, informou que o Primeiro grupamento já esta esperando a determinação do Ministro Nelson Jobim para iniciar o trabalho de remoção dos entulhos da pista, retirar todo o asfalto e depois fazer o nivelamento do solo para poder retirar os 37 aviões que estão presos sem poder sair.

“Por enquanto nós não temos previsão de quando esses trabalhos devem começar, já que tudo dependendo de uma determinação do Ministro da Defesa. Enquanto nós esperamos vamos fazer manifestações. As pessoas estão pedindo adesivos e nossa intenção é fazer uma adesivagem para deixar o fato vivo na memória as pessoas”, alertou o presidente do Aeroclube.

Ele lembrou que no mesmo horário da missa, a Prefeitura vai promover um debate com os moradores do Bessa no Centro Rede Viva, para mostrar o projeto do parque que pretende construir na área onde fica o aeroclube. “Porque ele não promoveu o debate antes de destruir a pista. Nós sempre estivemos abertos para o diálogo. Agora depois de ter feito o que fez e da repercussão negativa e da reprovação da sociedade, o Prefeito vai conversar com os moradores do bairro para mostrar o projeto do parque. Ele deveria ter feito isso antes”, desabafou.


Jonas Batista/Paraiba.com

0 Em plena disputa pela área do Aeroclube, PMJP apresenta projeto de Parque Urbano



Em meio ao fogo cruzado na disputa pelo terreno onde atualmente está instalado o Aeroclube da Paraíba, no bairro do Bessa, em João Pessoa, a Prefeitura da capital paraibana divulgou detalhes do projeto onde pretende implantar um Parque Linear Urbano, exatamente na área em disputa.

O projeto de construção do Parque Linear Urbano Parahyba, que ocupará uma área de 73 hectares, vai modificar a paisagem urbana do Bessa e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida do pessoense. Somente em equipamentos públicos, o bairro vai ganhar quadras de esporte, pista de cooper, ciclovias, área de convívio e área para eventos. Além disso, será instalado no próprio parque o Teatro Municipal, com capacidade para 2.500 lugares.

Segundo a Secretaria de Planejamento, o parque deve ficar pronto em um ano, após o início das obras. A criação do Parque Parahyba faz parte de uma estratégia que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está desenvolvendo para garantir a qualidade de vida urbana, preservando espaços verdes existentes na Capital. Desde 2008, equipes das secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam) estão trabalhando na criação do projeto.

Além dos equipamentos públicos que estarão disponíveis para toda a população, o projeto do Parque vai trazer, principalmente, os benefícios ambientais. A vegetação será recuperada, haverá a diminuição das ilhas de calor dos bairros do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube e ainda será possível recuperar a Bacia do Jaguaribe.

 A secretária adjunta de Planejamento, Amélia Panet, explicou que a face oeste do parque terá uma área mais densa de vegetação protegendo a bacia de drenagem e conferindo um maior conforto ambiental. “O grande eixo simbólico do parque será representado por uma alameda de ipês amarelos, que surgirá na diagonal do parque, na área ocupada pelo Aeroclube”, justifica.

Redação com Secom-JP/Turismo em Foco

terça-feira, 1 de março de 2011

0 Agra descarta solução pacífica para ‘Caso Aeroclube’; ele só volta a negociar com determinação judicial

O prefeito de João Pessoa Luciano Agra descartou nesta terça-feira, 1º, uma solução pacífica para o impasse em torno da desapropriação do Aeroclube da Paraíba, localizado no bairro do Bessa na Capital. Agra afirmou que o diálogo entre prefeito e Aeroclube está travado.
“Eu aguardo agora a decisão da Justiça. Se houver determinação judicial para negociação eu não vou me furtar”, disse o prefeito.

Durante entrevista concedida ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM, Luciano Agra reconheceu que todo processo desapropriatório é agressivo, mas que ele é necessário para o desenvolvimento da cidade. O gestor de João Pessoa também lembrou na oportunidade que a Constituição Federal afirma “uma propriedade urbana tem que ter uma função social, senão ela tem que ser reordenada”.

Aumento para servidores

Luciano Agra confirmou à Arapuan FM que a partir de março começa a ser pago um aumento de 8% para os servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa, dentro do que foi acordado no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria. “Vamos cumprir religiosamente tudo o que foi acordado”, disse o prefeito de João Pessoa.

 

Lindjane Pereira com Fernando Braz/Paraiba.com
 
back to top