quarta-feira, 9 de março de 2011

0 Fluxo no aeroporto Castro Pinto cresceu 17,88%

A demanda interna segurou o movimento de alta de passageiros em fevereiro no aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) mostram que os embarques e desembarques cresceram 17,88% no último mês, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O fluxo de passageiros passou de 74,2 mil (fevereiro de 2010) para 87,5 mil (fevereiro de 2011), mas o número de embarques, em média, é 10% superior aos desembarques. Nesse mesmo período, o fluxo cresceu de 2,6 mil/dia para 3,1 mil/dia.

No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, o fluxo já chegou a 196,1 mil, o que corresponde a alta de 18,25% sobre o primeiro bimestre do ano passado (165,8 mil). O número de passageiros em janeiro chegou a 110,1 mil. De acordo com a Infraero, foi a primeira vez que o movimento no Castro Pinto superou, em um mês, a barreira de 100 mil passageiros.

A presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Paraíba, Elízia Lopes, avalia que o crescimento de passageiros no Castro Pinto em fevereiro foi decorrente mais da demanda interna que do fluxo de turistas. “Em fevereiro, não tivemos Carnaval que está se realizando nesta semana de março e a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas em João Pessoa recuou para abaixo de 60% contra 95% em janeiro. Apesar de não dispormos de uma pesquisa com dados detalhados do destino dos passageiros que chegam ao aeroporto, é possível afirmar por esse cruzamento de dados que a demanda interna segurou esse crescimento”, avaliou.

Para Elízia, a facilidade de pagamento, o crescimento do poder de renda da classe C nos últimos anos e a troca do ônibus pelo avião como meio de transporte têm sido frequentes na Paraíba e nos demais estados do país. “Os preços das passagens aéreas estão sendo parcelados pelas companhias e o aumento do poder de renda da população também alimenta esse crescimento. Os passageiros estão percebendo que os custos de uma viagem aérea para São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília não há mais tanta diferença de preço, sem falar nos itens como comodidade e tempo de viagem quando se compara os transportes aéreo e o terrestre para esses destinos”, comentou.

Outro fator que vem provocando alta no número de passageiros no Castro Pinto, este ano, foi o aumento de voos em janeiro. As companhias Azul (João Pessoa/Campinas-SP) e a Pantanal, do Grupo Tam, (João Pessoa-Brasília-Congonhas-SP) começaram a operar no Castro Pinto, enquanto a Gol informou que a partir do dia 1º de abril o voo que faz a rota João Pessoa-Brasília passará a ser diário e não mais três vezes por semana. Outro voo está sendo negociado para o Castro Pinto pela companhia, mas ainda sem rota definida. Atualmente, o Castro Pinto conta com 32 voos diários, entre embarques e desembarques, distribuídos nas companhias Tam (10), Gol (10), Pantanal (2), Azul (2) e a regional No Ar (08).

A projeção da Superintendência da Infraero em João Pessoa é que este ano o crescimento ultrapasse 50% sobre o número de embarques e desembarques de 2010 (923 mil), o que em números de passageiros atinja 1,5 milhão de passageiros, média mensal superior a 125 mil/passageiros (No primeiro bimestre deste ano, a média ficou em 98 mil). Contudo, o movimento de embarques e desembarques no aeroporto Castro Pinto fechou 2010 com alta de 54,4%, a maior taxa de crescimento entre as capitais da região Nordeste. Nos doze meses, mais de 923 mil passageiros passaram pelo aeroporto ante aos quase 600 mil de 2009 (598 mil).



PB Agora

com JPB

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

0 comentários:

 
back to top