Além de Londrina, outros aeroportos sofreram o problema, como o Galeão (RJ) onde 36 casos foram reportados ao Cenipa, Vitória (ES) com 21 casos, Campinas (SP) com 13, João Pessoa (PB) com 11, Navegantes (SC) e Fortaleza (CE) com nove.
O raio laser verde tem uma alcance bem maior que o vermelho,
chamando a atenção de crianças
chamando a atenção de crianças
As canetas de raio laser verde vêm se tornando comum, por serem vendidas abertamente e terem alto alcance, cerca de 300 metros, chamando a atenção de quem as usa, em um estádio de futebol, por exemplo. Mas apontar os raios para um avião pode ofuscar a visão do piloto, causar danos aos olhos e até mesmo um acidente aéreo.
O superintendente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em Londrina, Marcus Vinícius Pio, informou que, na verdade, a situação é mais preocupante. O Aeroporto Governador José Richa já registrou 122 ocorrências com canetas de laser verde de janeiro a novembro de 2011.
O mês com mais casos foi julho, com 33, possivelmente por causa do período de férias escolares, já que os principais utilizadores das canetas são crianças e adolescentes. "A gente identifica que os grandes responsáveis são menores, no intuito de brincar. Eles não têm alcance da seriedade do ato deles. Dependendo do equipamento, pode cegar o piloto. Eu já tive uma situação dessas, estava pousando em Foz do Iguaçu, quando tive a visão totalmente ofuscada por um laser", contou.
Segundo Pio, o feixe de luz bate no vidro do avião e reflete em toda a cabine, prejudicando a atenção do piloto em momentos críticos, como o pouso e a decolagem. Em 2010, Londrina teve 25 incidentes, número que aumentou cinco vezes mais em 2011, faltando ainda um mês para o encerramento do ano.
O superintendente da Infraero pede aos pais que orientem os filhos sobre a gravidade da brincadeira. "Isso fascina a criança porque é realmente muito bonito, mas é um crime que coloca em risco a aviação. Nós já fizemos palestras e pedimos aos pais que conversem com os filhos porque eles não sabem o que estão fazendo", alertou.
Um adolescente chegou a ser apreendido pela Polícia Militar, brincando com a caneta na praça Nishinomiya, ao lado do aeroporto, mas nem sempre os responsáveis são flagrados, o que prejudica a fiscalização da prática.
Via | londrina.odiario.com
Via | londrina.odiario.com
0 comentários:
Postar um comentário