segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

0 [Editorial] Via Brasil - 727-200 Advanced



Tri Jato | 727-200 | Via Brasil


            Eu desde a minha infância sempre gostei de aviões, minha avó quando vinha do Rio de Janeiro, geralmente nas férias de fim de ano, eu sempre ficava na expectativa de ir com algum familiar pegá-la no aeroporto, e ficava maravilhado com aqueles aviões com suas luzes e seu barulho maravilhoso; Entre eles posso citar o caravelle, 737/200, 727/200 entre outros que usavam hélices, pelas aeronaves da para ver que não sou nenhuma criança.

            Surgiu uma companhia aérea chama da Via Brasil, acho que seus donos eram de Recife, a mesma fazia os trechos, Cumbica/Galeão/Recife/João Pessoa/Fortaleza/NatalEu já tinha visto esta aeronave cruzar na vertical do João Pessoa, com suas cores verde, azul e branco.


Vídeo que mostra um belo 727 da Via Brasil no Castro Pinto


Precisei ir à São Paulo e aproveitei a promoção da companhia, que teve bastante divulgação nos meios de comunicação, e comprei o bilhete, se não me engano esse vôos saiam três vezes por semana e geralmente todos lotados.Chegado o dia do embarque, me dirigi ao Aeroporto Castro Pinto, já que o voo estava marcado para às 7h00; para minha surpresa a aeronave não estava no pátio, mas com uns vinte minutos o grande jato apontava no horizonte e para embarcar foi só uma questão de tempo. Estava um pouco ansioso, pois nunca havia viajado naquele tipo de aeronave, no entanto pelo menos superficialmente ela estava bem cuidada, ao entrar, sentei, como sempre, na janela e o avião lotou rapidamente. 


Decolamos do Castro Pinto e seguimos direto para o galeão onde seria feita uma escala, no início o vôo estava tranquilo, foi servido o almoço, se não me engano uma lasanha, e como bebida: refrigerante , tudo estava nos conformes, achei as comissárias um pouco chatas, acho que não estavam em um bom dia, como bom observador, interiormente o 727/200 Advanced não estava lá essas coisas, dava para notar, está bem usado, notei também que fazia um barulho sob os meus pés, acho que eram os cabos de comando dos flaps, mas o barulho era bem alto e até incomodava; 


Após a escala no Rio, seguimos para Cumbica, e achei muito interessante que neste voo deu para ver outras aeronaves que estavam em outras aerovias, se me lembro bem, vi umas quatro; Rapidamente chegamos em São Paulo e fizemos um belo pouso "muito suave", e tivemos uma viagem sem problemas.
            
_________________________________________________________________________


Anos após esta viagem, olhando na internet, vi a notícia que o 727/200 Advanced da Via Brasil tinha sido proibido de voar devido problemas de manutenção, e vi também que o mesmo tinha sua fabricação em 1969 e voou por inúmeras cias aéreas do mundo entre elas a Airmarrocos se não me falha a memória.
            
Como era bonito aquele avião, com suas três turbinas, aquele barulho inesquecível, bons tempos que não voltam mais.

Autoria | George Lourenço | Colaborador do Blog


Edição | Luiz Felipe | Administrador do Blog


Foto | Portal 727 

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

  • Via Brasil Advanced

0 comentários:

 
back to top