segunda-feira, 22 de agosto de 2011

0 MPE intima empresário sobre uso irregular do hangar do Governo no Castro Pinto



MPE intima o empresário Eduardo Carlos sobre uso irregular de hangar do Governo


O Ministério Público Estadual (MPE) já determinou que o empresário Eduardo Carlos seja intimado para prestar esclarecimentos sobre o uso irregular do hangar (garagem de aeronaves) do Estado, localizado no aeroporto Castro Pinto. O promotor de justiça da Comarca de Bayeux, Jonas Abrantes, informou na última sexta-feira que espera que nos próximos dias o empresário atenda a ordem judicial.

Eduardo Carlos está à frente do Grupo São Braz que é um conglomerado de empresas de alimentação, concessionárias de veículos e a rede Paraíba de Comunicação (Tv’s Cabo Branco e Paraíba, Jornal da Paraíba, Cabo Branco FM, 101 FM).

Ele passou cerca de dois anos utilizando o hangar cedido ao Estado para estacionar o avião de propriedade das empresas (prefixo PR SBA) sem pagar nada. O prejuízo causado aos cofres públicos é de mais de R$ 100 mil.

Jonas Abrantes disse que está realizando todos os procedimentos de investigação necessária e que para o caso está próximo de um desfecho que todas as partes envolvidas no caso, com exceção do empresário já foram ouvidas. Ele disse também que “como já que ouvimos o Governo do Estado e a Infraero intimamos agora o empresário Eduardo Carlos para ouvir o lado dele”.

Jonas Abrantes oficiou a Infraero - Com fim de orientar as investigações o promotor Jonas Abrantes oficiou, em abril deste ano, o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Alexandre Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre o uso “pertencente ou cedido” ao Governo do Estado.

O oficio questionava a quem pertencia o hangar. Se o Estado pagava alguma taxa para manter o uso dele. Se o valor era fixo ou variável e qual a periodicidade. Quem administrava o local e quem autorizava o uso do espaço por terceiros. A resposta da Infraero foi dada em 27 de abril através do oficio 070/2011. Nele foi informado que o hangar em questão é de propriedade da Infraero e está concedida ao Gabinete Militar do Governo do Estado, por meio de contrato (02.2007.032.0012) com vigência de 60 meses. O Término do contrato está previsto para 31 de janeiro de 2012.

Para poder utilizar o espaço, o Governo do Estado paga o valor fixo de R$ 4.203,94 mensais, com reajuste anual conforme acordado em contrato. De acordo com o documento da Infraero, o Gabinete Militar do Governo do Estado é o responsável pela a administração do hangar “destinado exclusivamente à manutenção e hangaragem de suas aeronaves”.

Ato de improbidade administrativa - Em maio, o promotor Jonas Abrantes solicitou ao Gabinete Militar explicação sobre o uso do hangar concedido ao Governo do Estado. No documento, enviado ao chefe da Casa Militar, Coronel Fernando Antônio Soares Chaves, o promotor Jonas Abrantes questionou “se o hangar estava ou está sendo utilizado por pessoas ou entidades não integrantes do Governo do Estado”. Caso a resposta fosse positiva, ele pede para que seja informado quem está utilizando o espaço e se isso implica em mais gastos para o erário.

No início de junho a Casa Militar confirmou, via oficio (0688/11), que o Governo do Estado dispõe de um contrato de locação do hangar, localizado no aeroporto Castro Pinto. Mas que, desde o início da gestão, a atual administração utiliza a érea exclusivamente para atender a duas aeronaves pertencentes ao Estado e as aeronaves que estiverem à serviço de autoridades em visita oficial a Paraíba.

Com base na denúncia, o empresário Eduardo Carlos deve ser investigado por ato de improbidade administrativa e se o procedimento instaurado for julgado procedente, ele pode ser condenado a pagar pelo tempo que utilizou indevidamente o espaço público, bem como danos e prejuízos causados ao patrimônio publico, conforme prevê o inciso IV do artigo 9º da lei 8.429 (Lei da Improbidade Administrativa).

Jornal CORREIO 

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

  • aeroporto internacional presidente castro pinto, hangar do estado

0 comentários:

 
back to top