sábado, 16 de julho de 2011

0 Todas as vítimas do acidente da Noar são identificadas



O trabalho de identificação das vítimas do acidente com o avião da Noar foi concluído neste sábado (16). De acordo com o gestor da Polícia Científica, Francisco Sarmento, todos os 16 corpos já foram liberados do Instituto de Medicina Legal para a realização dos sepultamentos. O corpo de Jonhson do Nascimento Pontes foi o último a ser liberado. A família do caminhoneiro vai levar o corpo para a cidade de São Paulo do Pontengi, no Rio Grande do Norte.

O último corpo a ser  identificado foi o de Camila Suficiel Marino. Todo o trabalho durou 72 horas e envolveu 40 profissionais , entre médicos legistas, odontologistas, peritos criminais e colaboradores. De acordo com Francisco Sarmento, os métodos usados para a identificação foram Papiloscopia (9 casos), Odontologia (6 casos) e DNA (1 caso).

O sábado ficou marcado ainda pelas despedidas de quatro vítimas que tiveram o corpo sepultados ou cremados e pelo retorno dos voos da empresa Noar. Um avião da companhia decolou pela primeira vez após o acidente que matou 16 pessoas na última quarta-feira.

O voo teve como destino Maceió e partiu às 9h06, retornando ao Recife às 10h32. Na ida, seis pessoas estavam a borde, dois tripulantes, três passageiros e um funcionário da empresa que viajou de carona. Na volta, vieram apenas dois tripulantes e dois passageiros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Noar Linhas Aéreas, depois do acidente, a companhia está fazendo apenas voos com destino a Maceió. Neste domingo, está previsto mais um voo à tarde e a partir de segunda-feira, serão quatro voos diários também com destino à capital alagoana.

DESPEDIDA
Mais quatro vítimas do acidente aéreo com a aeronave bimotor da Noar Linhas Aéreas foram enterradas ou cremadas, na manhã deste sábado. No Cemitério Morada da Paz, em Paulista, aconteceu o velório e cremação dos corpos do diretor de engenharia da empresa Moura Dubeux, Marcos Ely Soares de Araújo, 44 anos, além do dentista Bruno Albuquerque, de 41 anos.

Já no cemitério Parque das Flores, em Tejipió, foi sepultado, nesta manhã, o dentista Raul Farias, de 24 anos. A tarde, ocorreu o sepultamento do supervisor de frota da empresa Supergasbras, Natã Braga, de 39 anos.

No cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão, foi cremado, às 10h, o corpo do comandante da aeronave que caiu, o brigadeiro reformado Rivaldo Cardoso, 68 anos. As homenagens foram prestadas numa cerimônia na tarde da última sexta-feira, restrita a parentes, amigos e colegas militares. Missa de corpo presente e honras militares marcaram a solenidade de despedida.

INVESTIGAÇÕES
A polícia vai começar a intimar, nesta segunda-feira (18), todas as pessoas necessárias para esclarecer o que teria provocado o acidente. O delegado de Boa Viagem, Guilherme Mesquita, disse que uma das primeiras pessoas a prestar depoimento deve ser Jairo de Souza Gonçalves, irmão do copiloto do avião, Roberto Gonçalves, por conta das suas declarações à imprensa. Jairo teria revelado que o bimotor LET 410 já vinha apresentando alguns problemas com perda de potência. Ainda não previsão da data dos depoimentos.

Guilherme Mesquita informou que nesta sexta-feira foi checado na Junta Comercial de Pernambuco o registro da empresa, para apurar a quantidade de sócios da companhia e a situação de regularidade. O delegado também irá solicitar a empresa área os dados de todos os funcionários (pilotos e co-pilotos). Ele disse ainda que não será necessário para apuração do inquérito policial a ouvida dos fabricantes do avião que virão a Pernambuco para contribuir com as perícias.

O ACIDENTE
O bimotor L410 fazia a linha Recife/Mossoró, com escala em Natal e caiu às 6h55 da última quarta-feira (13), quatro minutos depois de decolar do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Eram 6h51 quando o piloto informou à Torre de Controle que estava em situação de emergência em situação e tentou fazer pouso forçado, caindo em terreno baldio próximo ao Hospital da Aeronáutica e localizado a 4 km do aeroporto e a 100 metros da praia de Boa Viagem. O acidente com a aeronave da Noar Linhas Aéreas não deixou sobreviventes: morreram os dois tripulantes e os 14 passageiros.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML, onde são feitos os trabalhos para identificação dos cadáveres. A identificação é feita por meio de comparação: exame odontológico, de DNA ou por impressão digital, entre o material dos mortos e de seus parentes. Como Pernambuco não possui um laboratório especializado, os testes de DNA serão feitos em Salvador (BA). Quinze dias é o prazo máximo que a Polícia Científica de Pernambuco espera concluir todas as etapas do trabalho de identificação.



Fonte: Pe 360°Graus

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