quarta-feira, 13 de julho de 2011

0 Avião da Noar havia apresentado problemas de decolagem


O avião da Noar Linhas Aéreas, que caiu na manhã desta quarta-feira em Recife, matando pelo menos 16 pessoas, já havia apresentado problemas antes. O piloto Roberto Gonçalves, que morreu no acidente, havia dito ao irmão dele, o também piloto Jairo Gonçalves, que a aeronave apresentava perda de força na decolagem e havia atribuído o problema a um defeito do modelo LET-410. Ele havia dito ainda que um grupo de técnicos já havia vindo do exterior para verificar o problema. A aeronave é fabricada pela Let Aircraft, da República Tcheca, e a Noar opera com apenas dois aviões deste modelo.
- Pelo visto, o problema não foi solucionado - disse Jairo, acrescentando que não acredita em falha humana e que o irmão era "muito experiente e evitou uma tragédia" ao se afastar de uma área residencial e tentar um pouso forçado em um terreno baldio.
Segundo informações da Aeronáutica, a aeronave decolou às 6h51m do aeroporto de Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, e caiu às 6h55m perto praia de Boa Viagem. O Comando da Aeronáutica, em nota, informou que o avião decolou e logo em seguida, o piloto informou à Torre de Controle estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A queda ocorreu em um terreno baldio, entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. O piloto teria buscado o terreno baldio para o pouso forçado, mas não conseguiu evitar a queda.
Logo depois de tocar o solo, o avião explodiu. Todos os ocupantes morreram carbonizados.
Segundo o Comando da Aeronáutica, o piloto do avião informou no plano de voo a existência de 16 pessoas a bordo e a informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem. O avião tem capacidade para até 19 pessoas, segundo a Noar.
A assessoria da Noar Linhas Aéreas ainda não divulgou a lista dos ocupantes do avião, entre tripulantes e passageiros, e não confirmou o número de pessoas a bordo.
A empresa afirmou apenas que mantém uma equipe no aeroporto Internacional Augusto Severo para prestar assistência aos familiares das vítimas.
A área onde o avião caiu foi isolada e os bombeiros trabalham no resgate dos corpos. Peritos também estão no local em busca de informações que possam explicar o que motivou a queda.
Todos os voos da companhia aérea nesta quarta-feira foram cancelados, segundo informação de atendentes da própria empresa. A Infraero informa que a decisão de paralisar as atividades não foi dela, como inicialmente informado.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar as causas da queda.
Noar completou 1º ano de operação em junho
A Noar Linhas Aéreas completou um ano de atuação em junho e atua em cinco estados do Nordeste, com voos para Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Natal e Mossoró. A companhia opera voos diários entre Recife e Maceió e pelo menos três voos por dia na rota Recife/Natal/Mossoró.
O objetivo da empresa é atender principalmente executivos em trânsito entre essas cidades. Em setembro passado, a empresa anunciou parceria com a Gol, na qual os passageiros podem comprar uma passagem no trecho Rio de Janeiro-Mossoró, voando em aviões da Gol e da Noar com apenas um check-in e despachando a bagagem até o destino final. A Noar é uma empresa privada e suas operações foram iniciadas com investimento de R$ 40 milhões. A companhia fazia uma média de 280 voos semanais.
O LET-410 é uma aeronave de fabricação tcheca com capacidade para até 19 passageiros. O avião tem uma envergadura de 19,9 metros, com 14 metros de comprimento e uma altura de 5,8 metros. Em sua página na internet, a Noar informa que o avião pode voar mais baixo, em "voos praticamente panorâmicos".
Em 2006, um acidente com um avião do mesmo modelo, da companhia Team, deixou 19 pessoas mortas no Rio de Janeiro. O avião havia saído de Macaé com destino a capital carioca.
Fonte:O Globo/Alagoas 24 Horas

About the Author

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions. If you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Twitter username

    Other Recommended Posts

  • aeroporto internacional presidente castro pinto, noar linhas aéreas

0 comentários:

 
back to top